18.9.15

Israel, Gentios e Igreja de Deus - parte II

Não deixe de ler a parte I

Para não restar dúvida de que ‘vós’ se refira aos povos estrangeiros, portanto não-judeus, Paulo conclui, iniciando o capítulo terceiro, enfatizando este termo: “Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Jesus Cristo por vós, os gentios...”.
Este excelente capítulo já deveria ser o suficiente para entendermos a realidade destes três corpos. Quando desprezamos este tipo de divisão, fazendo com que tudo seja para todos, incorremos em falta grave para com Deus e sua Palavra, e colheremos certamente um fruto espiritual corrompido. Quando Deus fala aos judeus, não queira você, ressuscitado no corpo de Cristo, portanto sendo membro da Igreja, tomar estas palavras ou promessas como sendo suas. Deus não desprezou a nação de Israel, como alguns gostariam que assim fosse. Ouça o que Paulo, judeu por excelência, diz mais sobre seu povo em Romanos 11.
Digo pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu... Digo pois: Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda veio a salvação aos gentios [que estavam separados da comunidade de Israel, como vimos acima], para os incitar à emulação [inveja aos judeus]...
Porque se a sua rejeição [judeus] é a reconciliação do mundo [gentios], qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos? E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são. E se alguns dos ramos foram quebrados (judeus), e tu, sendo zambujeiro [oliveira brava, falando dos gentios], foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti [gentio convertido]. Dirás pois: Os ramos foram quebrados, para que eu [gentio] fosse enxertado. Está bem: pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé: então não te ensoberbeças, mas teme. Porque, se Deus não poupou os ramos naturais [judeus], teme que não te poupará a ti também [gentios crentes].
Considera pois a bondade e a severidade de Deus: para os que caíram [judeus], severidade; mas para contigo [gentios “sem Deus no mundo”], a benignidade de Deus, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira, também tu serás cortado. E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados: porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar. Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro, e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais [judeus], serão enxertados na sua própria oliveira!
Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.
E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o libertador; desviará de Jacó as impiedades. E este será o meu concerto com eles, quando eu tirar os seus pecados.
Assim que, quanto ao evangelho, são inimigos [judeus] por causa de vós [gentios]; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais. Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.
Porque assim como vós [gentios] também antigamente fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia pela desobediência deles [judeus], assim também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada. Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia [através da morte de Cristo na cruz, para todo aquele que crê]”.

Acompanhe o assunto na parte III

Nenhum comentário:

Postar um comentário