28.2.13

Purificação da mulher após sua menstruação

Ler Levítico 15 como base para o tema
Lendo Levítico 15, a mulher deveria ficar separada por causa da sua imundície (menstruação) por 7 dias, e mais outros sete para sua devida purificação (v.19 e 28). Era um período proibitório, ninguém poderia tocá-la, muito menos manter relação sexual com ela (Lv 18.19; 20.18).
1. Isto explica por que a mulher que padecia do seu fluxo havia 12 anos (Mc 5.25-34), e portanto esteve imunda por todo este tempo (Lv 15.25), queria apenas tocar nas vestes de Jesus para poder ser curada, sem no entanto contaminá-lo.
2. Explica também a alta fertilidade da mulher hebreia. Como a mulher ovula, em média, 14 dias após o primeiro dia da menstruação, e o homem estaria esperando por uma chance de tocá-la 7 dias da menstruação mais sete dias para sua purificação, ele a possuiria em pleno período da fertilidade. A lei de Moisés neste sentido coopera para sua extrema fertilidade.
3. Por isto mesmo, quando Davi toma Batseba, 2 Sm 11.4 diz que “já ela se tinha purificado da sua imundície”, ou seja, seus 7 dias de menstruação mais sete para sua devida purificação. Davi a tomou no período de maior fertilidade, com as consequências que já conhecemos.
Eles guardaram a lei cerimonial, mas não a lei moral. Não é o que vemos muito costumeiramente em nossos dias?

Nenhum comentário:

Postar um comentário